domingo, 23 de junho de 2013

Por que a aliança é redonda?

Por que a aliança é redonda? Não poderia ser  ela quadrada, triangular de maneira que coubesse no dedo? Sim, poderia, mas não o é em virtude de ter um significado. Um circulo não tem um lugar definido, não tem lados, logo não tem fim. A aliança  é circular justamente por simbolizar algo que não tem fim.

"Tirei-os da terra do Egito, e os levei ao deserto, e dei-lhes os Meus estatutos, e mostrei-lhes  Meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles. E também dei meus Sábados, para que  fossem por sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os sanifica." Ezequiel 20:12

Deus deu ao povo de Israel os seus estatutos, mandamentos e os seus sábados como sinal/aliança, entretanto é possível notar que o povo não os respeitou como tais e os violou sobremodo:

"Mas a casa de Israel se rebelou contra Mim no deserto, não andando em Meus estatutos, e rejeitando Meus preceitos, os quais, o homem que os cumprir, viverá; e profanaram de grande maneira os Meus Sábados. " Ezequiel 20:13

Depois desta vez, Deus repete as mesmas palavras por mais três vezes tornando possível observar que ele tentou refazer sua aliança com o povo de Israel mas eles a quebraram nova e novamente.

Deus viu que sua aliança para com o povo fora quebrada, portanto precisava estabelecer uma nova, contudo não para todos, mas para todos que de fato cressem e atendessem suas exigências e lhE fossem fiéis. Então veio Jesus e se deu por todos nós para que tivéssemos a chance de ter/ fazer valer uma aliança com ele e tomar posse de Suas promessas.

"De igual maneira, depois de haver ceado, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança de Meu sangue que por vós se derrama." Mateus  22:20

a Santa Ceia resume-se ao partir do pão (que significa a oportunidade que Jesus deu a todos de fazer uma aliança para com Ele), pois a aliança foi feita a partir do sangue que foi, é e será  feita  para àqueles que atenderem as condições exigidas por Deus. Como num contrato, onde ninguém é obrigado a assinar, mas se assina tem que cumprir ou, do contrário, ele é quebrado - a única diferença é que Jesus não cobra multa, pois a multa da pessoa é passar a eternidade longe de Deus.

O sangue derramado, o foi, para que pudéssemos ser santificados todos os dias e não apenas nos Sábados.

Atualmente, não todos, mas boa parte dos que ainda guardam o sábado, o guardam religiosamente sendo que Deus o deu para que se lembrassem de sua aliança, mas isso foi substituído por Jesus, que ao sair para curar e trabalhar no Sábado não estava desconsiderando ou quebrando a aliança de Deus para com o povo, pois não há como quebrar algo que á está quebrado. Logo podemos concluir que é desnecessário guardar o Sábado, pois Jesus nos Santifica todos os dias se com Ele temos uma aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário